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A tecnologia na educação é a maior mudança no ensino a que já assistimos. Durante anos, os formuladores de políticas, professores, pais e alunos vêm pesando os potenciais benefícios da tecnologia na educação contra os seus riscos e consequências.

Mas agora o debate é mais premente do que nunca, à medida que os currículos incorporam cada vez mais tecnologia e os professores experimentam novos métodos de ensino. Por um lado, o uso da tecnologia na sala permite que se experimente a pedagogia, democratize a sala de aula e envolva melhor os alunos. Por outro lado, alguns argumentam que a tecnologia na sala de aula pode distrair e até fomentar a desorganização.

 

Mas o que significa usar tecnologia na sala de aula?

 

Os alunos são nativos digitais. Eles cresceram com tecnologia; está entrelaçada nas suas vidas. Mas usar a tecnologia na sala de aula não trata apenas de dispositivos digitais na sala – ela se relaciona com qualquer coisa que facilite uma interação entre professor e aluno. O envolvimento na sala de aula está em baixa e os professores têm de competir constantemente contra inúmeros desvios de telefones, tablets e portáteis. A tecnologia pode ser vista como a culpada, ou pode ser aproveitada para melhorar o envolvimento e a eficácia.

A educação digital está a gerar novas oportunidades de aprendizagem, à medida que os alunos se envolvem em ambientes digitais online e mudam as suas práticas educacionais através do uso de cursos híbridos, instrução personalizada, novos modelos de colaboração e uma ampla gama de estratégias de aprendizagem atraentes e inovadoras.

David GoodrumDiretor de tecnologia académica e serviços de informação na Universidade de Oregon

Assim sendo, analisamos 5 vantagens de usar a tecnologia na sala de aula e abordamos como combater algumas das armadilhas que se podem encontrar ao adotar novas técnicas de ensino e avaliação baseadas em tecnologia.

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Usar a tecnologia na sala de aula incentiva a experimentação e fornece feedback instantâneo

A tecnologia permite uma aprendizagem mais ativa: é possível aumentar o envolvimento por meio de pesquisas online ou fazer perguntas durante as aulas (com resultados instantâneos). O assunto é dinâmico e oportuno, com livros didáticos digitais que incorporam links para materiais relevantes ou wikis de curso mantidos pelos alunos. Seja adicionar uma única ferramenta a um projeto ou termo específico, ou fazer uma mudança mais dramática, como uma sala de aula invertida, ser bem versado em tecnologia pode ajudar a construir credibilidade com os alunos e até colegas.
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A tecnologia na sala de aula ajuda a garantir a participação total

Pesquisas online e outras ferramentas ajudam a envolver todos os alunos, incluindo alunos tímidos que normalmente não levantariam a mão na sala de aula. Os sistemas de envolvimento online permitem que se avalie regularmente os alunos sobre os materiais e as tarefas da aula. A análise de dados pode também ser usada para ajudar a identificar áreas onde os alunos podem estar com dificuldades, para que se possa ajustar a aula de acordo.
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Existem inúmeros recursos para melhorar a aula e a tornar mais divertida e eficaz

De APPs e e-books a plataformas organizacionais, não faltam ferramentas que possam transformar a sala de aula. Os alunos têm acesso instantâneo a novas informações que podem complementar sua experiência. Há valor em ter livros didáticos e materiais de curso que estejam sempre atualizados, o que pode incluir inclusões sugeridas pelos alunos. Isso também promove um ambiente de aprendizagem mais colaborativo; os alunos, conectados em rede on-line, podem compartilhar informações, trabalhar juntos em projetos de grupo e interagir com o professor. Além disso, alguns professores estão a voltar-se para a "gamificação" na aula, o uso de cenários competitivos e a distribuição de pontos e recompensas para tornar a sala de aula mais divertida e envolvente. A chave para garantir que esses métodos também sejam eficazes é projetá-los para apoiar os objetivos de aprendizagem da aula.
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A tecnologia pode automatizar muitas tarefas repetitivas

A automação pode acelerar tarefas repetitivas e demoradas, como acompanhar a frequência e o desempenho dos alunos. As ferramentas de envolvimento podem ajudar a agilizar a avaliação para redigir tarefas, discussões e participação.
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Vivemos num mundo digital e a tecnologia é uma capacidade vital

Ser alfabetizado digitalmente é mais do que obter “habilidades tecnológicas isoladas”, de acordo com o NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition. Em vez disso, trata-se de “gerar uma compreensão mais profunda do ambiente digital, possibilitando a adaptação intuitiva a novos contextos e co-criação de conteúdo com outros”. Criar apresentações, aprender a diferenciar fontes confiáveis e não confiáveis na Internet e manter a etiqueta online adequada são todas habilidades vitais que os alunos podem aprender na sala de aula.

A chave para a tecnologia na sala de aula é sempre a relação professor-aluno, porque é onde a educação acontece. A tecnologia pode ser uma ferramenta altamente eficaz, mas é apenas isso – uma ferramenta. No mundo hiperconectado de hoje, o uso sensato da tecnologia pode melhorar a educação.

A tecnologia não pretende substituir o professor. Em vez disso, a ideia é criar um ambiente de aprendizagem flexível que estimule a inovação. Pode ser frustrante e demorado, mas, no final, a tecnologia na educação pode abrir portas para novas experiências, novas descobertas e novas maneiras de aprender e colaborar.